Natação dos Jogos Universitários de Pernambuco realizada no último sábado (13)

Natação dos Jogos Universitários de Pernambuco realizada no último sábado (13)

As disputas acontecerão na piscina do Compaz do Cordeiro e definirão os atletas campeões pernambucanos da modalidade, que representarão o estado nos Jogos Universitários Brasileiros; modalidades de quadra também marcam mais um fim de semana dos jogos

A piscina do Centro Comunitário da Paz – Compaz do Cordeiro será o palco da competição de natação dos Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs) 2019, a ser realizada neste sábado (13), a partir das 8h. Além da briga pelo ouro das provas, os estudantes podem conquistar ainda as vagas para os 67º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

O torneio da modalidade contará com mais de 70 estudantes-atletas, divididos na disputa pelo pódio em 17 provas, tanto no feminino como no masculino. São estudantes de 07 instituições de ensino superior pernambucanas buscando conquistar não só o título de campeão universitário pernambucano 2019, como também a tão desejada vaga para a disputa da modalidade nos Jogos Universitários Brasileiros 2019.

“Além de estarem disputando o título de campeões dos Jogos Universitários de Pernambuco deste ano, os alunos-atletas que conquistarem a medalha de ouro, e atingirem o índice de prova da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), garantirão ainda sua vaga para a natação dos Jogos Universitários Brasileiros, que acontecerá em outubro”, explica o coordenador do JUPs, Roberto Gomes.

Os 67º JUBs acontecerão na capital baiana, a cidade de Salvador, entre os dias 21 e 28 de outubro. Os Jogos Universitários Brasileiros são considerados a maior competição universitária da América Latina.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) serão representadas por seus alunos no campeonato neste sábado de JUPs Natação.

Modalidades de quadra



Em paralelo às competições da natação, os JUPs dão continuidade ao torneio das modalidades de quadra neste sábado (13) e domingo (14). O final de semana será de competição no futsal e basquete, ambos com jogos na categoria feminino e masculino. Estas duas modalidades, em ambas categorias, junto com o handebol masculino, ainda não definiram o campeão do primeiro turno dos JUPs 2019, que também irá representar o estado na Conferência Nordeste dos Jogos Universitários Brasileiros 2019, a ser realizada em Maceió - Alagoas, do próximo dia cinco ao dia dez de agosto.

Os jogos de futsal acontecem neste sábado nas quadras da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista - a partir das 8h30, e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - a partir das 14h. Na categoria feminina, a equipe campeã do primeiro turno será decidida neste final de semana.

Já no domingo, é a vez dos atletas do basquete entrarem em quadra também para a última rodada de jogos, que definirá os campeões feminino e masculino do primeiro turno dos jogos na modalidade. As partidas serão na quadra da Uninassau, no bairro das Graças, a partir das 8h30.

O handebol masculino não terá jogos neste final de semana. E, tanto o handebol feminino como o voleibol, em ambas categorias, já definiram seus campeões do primeiro semestre e representantes pernambucanos nos JUBs regional. A Uninassau garantiu as três vagas e vestirá a camisa do estado no próximo mês de agosto, em Maceió, buscando a classificação para a fase final das modalidades de quadra dos JUBs, em Salvador.

As entradas para assistir tanto aos jogos das modalidades de quadra quanto as disputas da natação neste final de semana são gratuitas. Então, quem quiser torcer para os atletas individuais e/ou os times das instituições, é só conferir o horário dos eventos e comparecer para se juntar à torcida.

Os Jogos Universitários de Pernambuco 2019 são uma realização da Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape), com o patrocínio das empresas Magnum Tires e Pneu1, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Pernambuco.