Manutenção nos Pneus de caminhões

Manutenção nos Pneus de caminhões

Manter um caminhão em bom estado não é uma tarefa fácil. Saber lidar com os desgastes promovidos pelo tempo, pelo asfalto e pela carga é essencial para a boa manutenção de um caminhão. Entre os acessórios que mais demandam cuidados e que são essenciais para o caminhão estão os pneus. Se estes não estiverem em boas condições, o desempenho da máquina e a viagem não serão os mesmos.

Por conta das estradas, que nem sempre estão em bom estado, e o peso das cargas que carregam, os pneus se desgastam facilmente mesmo com pouco tempo de uso. O clima de locais secos em contraste com as pistas molhadas de chuva, terra, entre outras condições, acaba contribuindo para isso.

Mesmo sendo um dos itens mais caros no transporte de cargas, muitos donos de transportadoras e até caminhoneiros autônomos não dão a devida importância para os cuidados que devem ser tomados com esse item.

Algumas medidas e estratégias para aumentar a vida útil dos pneus podem melhorar o desempenho do caminhão e, consequentemente, evitar gastos desnecessários de consertos e troca de pneus antes da hora. Além disso, um pneu desgastado, seja de carro ou de caminhão, traz riscos de acidentes.

Recomendações para manutenção dos pneus

1 – Faça a calibragem dos pneus: fazer viagens com o pneu calibrado é uma das opções mais viáveis para sua manutenção. Isso vale tanto para carros como para caminhões. Esse procedimento deve ser feito com frequência, antes e durante a viagem, de preferência com os pneus ainda frios. É preciso se atentar ao manual do fabricante dos pneus para saber a pressão indicada para a calibragem. Além disso, é preciso analisar o tipo de carga e a finalidade do caminhão, a fim de controlar a pressão.

2 – Os mantenha limpos: diversos tipos de resíduos podem ficar acumulados ao se percorrer grandes distâncias, em estradas de todo o tipo. Tais resíduos, quando acumulados em excesso, podem acabar por danificar o pneu e seu desempenho. Por isso, é importante realizar a limpeza do pneu constantemente, retirando pedaços de galhos, lama, poeira, objetos pontiagudos e óleo, entre outros.

3 – Faça o alinhamento da direção sempre: tal procedimento ajuda na preservação dos pneus e segurança do caminhão, ao deixá-lo mais estável. Por conta do peso inconstante das cargas de todo o tipo, é sempre necessário realizar o balanceamento e alinhamento da direção, o que acaba evitando desgastes na direção para um lado só, e do pneu consequentemente.

4 – Solução para o desgaste da borracha: é comum que caminhoneiros recapem, remodelem e recauchutem as borrachas do pneu. Tal medida, mesmo não sendo ilegal, não é recomendada, já que o desgaste da borracha permanece. Caso o mesmo já tenha se desgastado com o tempo, o ideal é trocar seu conjunto por um novo.

A Magnum Tires oferece uma linha completa de pneus para o seu caminhão. Acesse o site e confira nossos produtos: