Qual o pneu mais adequado para um SUV?

Qual o pneu mais adequado para um SUV?

Os veículos esportivos utilitários, famosos SUV’s, são uma febre entre os consumidores no Brasil e no mundo. O objeto de desejo de muitos motoristas costuma ser acompanhado de uma certa dúvida quanto ao pneu mais adequado ao veículo. Na verdade esta questão está intimamente ligada ao tipo da via que comumente é utilizada nos percursos diários. A medida do pneu pode até ser igual, porém, a aplicação pode variar bastante.

Um veículo que alia esportividade e boa capacidade de carga, podendo rodar no asfalto ou em estradas de terra, exige pneus com bastante versatilidade. Portanto, pneus para SUV’s precisam ser adequados a estas mesmas condições. É claro que no uso cotidiano predomina um ou outro tipo de terreno, e esta é a maior dica na escolha dos pneus.

Por exemplo, alguém que mora na cidade e que não faça longas viagens de carro, não precisará pensar tanto em adaptar o carro para andar em estradas de terra, o mesmo vale para o caso oposto, onde usar um pneu lameiro para terrenos irregulares dentro de vias urbanas aumenta o consumo de combustível e a geração de ruído, trazendo desconforto aos ocupantes do veículo.

Com relação a aplicação dos pneus para SUV’s, há três tipos: HT (Highway Terrain), MT (Mud Terrain) e AT (All Terrain). Cada qual possui objetivos específicos e bandas de rodagem distintas. Vamos conhecer um pouco melhor sobre cada um.

HT (Highway Terrain)

Os pneus HT são destinados ao uso em vias preferencialmente urbanas e pavimentadas. Estas vias caracterizam-se por ter o solo parcialmente impermeabilizado e por isso costumam reter as águas das chuvas, em especial nos trechos com declives e com sistemas de drenagem pluvial ineficientes. Desta forma, uma principal característica dos pneus HT é a boa capacidade de escoamento de água, devido a sulcos largos e longitudinais.

MT (Mud Terrain)

Estes são conhecidos também como lameiros. Não poderia ser diferente destes que são amplamente utilizados pelos amantes de trilhas e passeios off-road. Uma principal característica destes pneus é a sua rusticidade. A banda de rodagem dos pneus MT costumam apresentar blocos com bom espaçamento entre eles e desenho irregular. Esta banda de rodagem proporciona maior aderência dos pneus a todo tipo de obstáculo, tais como galhos, rochas e lama.

AT (All Terrain)

Por fim, os pneus AT são um verdadeiro coringa. Possuem características mistas entre os pneus HT e MT. A banda de rodagem dos pneus AT diferem dos HT por apresentar um desenho mais agressivo e irregular. Em geral é possível notar na banda de rodagem um aspecto de serrilhado onde os sulcos longitudinais são entrecortados por blocos. Mantem-se parte da boa drenagem presente nos HT e ganha-se parte da aderência dos MT. Porém, seus blocos não são tão altos e espaçados quanto os do MT, o que traz ao AT uma boa performance na lama, mas nada de espetacular quando se trata de terrenos mais agressivos com galhos e pedras.