Saiba como aumentar o tempo de vida útil dos seus pneus

Saiba como aumentar o tempo de vida útil dos seus pneus

Na compra de pneus é muito comum considerarmos o valor, a marca e as especificações técnicas. No entanto, esquecemos que, ainda que eles sejam fabricados por uma empresa que emprega a melhor matéria-prima do mercado, após a compra é preciso tomar diversas medidas para potencializar a vida útil do pneu.

Vamos apresentar quatro dicas valiosas de como aumentar a durabilidade do pneu sem comprometer a segurança no trânsito.

1. Calibre os seus pneus

Negligenciar a calibragem dos pneus pode não só comprometer a sua durabilidade, como também trazer riscos para a segurança dos passageiros. Quando os pneus estão com baixa pressão, aumenta o contato deles com o solo, provocando assim um maior desgaste, em especial dos ombros, como também maior consumo de combustível.

Por outro lado, um pneu com excesso de pressão não permite que a borracha flexione no momento do impacto com obstáculos no solo, a exemplo dos buracos, e dessa forma há uma maior transmissão deste impacto para o sistema de amortecimento do veículo. Além disso, pneus nesta condição sofrem com desgaste excessivo do centro da banda de rodagem.

2. Dirija com cuidado

A forma como se dirige influencia diretamente na durabilidade do pneu. O ideal é evitar freadas bruscas e arrancadas em acelerações repentinas, pois, tanto a aceleração quanto as freadas aumentam o desgaste dos pneus por exigir maior atrito deles com o solo.

O recomendado é que os condutores mantenham a atenção no fluxo da via, antecipando-se quando for necessário para reduzir gradativamente a velocidade. De outra forma, a aceleração também deve ocorrer de forma a evitar que o pneu “cante” na pista.

3. Alinhe os pneus

Se enquanto você está conduzindo o seu veículo numa reta e momentaneamente solta o volante, sente que o veículo sai da rota para um dos lados. Então, isso indica que o seu carro está com a direção desalinhada. E este é também um fator que pode gerar desgaste para os seus pneus, reduzindo a sua vida útil.

A direção desalinhada gera desgaste acelerado nos pneus e de forma desigual. Em condições adequadas, as rodas dianteiras devem estar exatamente alinhadas. Além de causar danos aos seus pneus, a direção desalinhada pode provocar acidentes. Se sentir que a direção está vibrando, procure um local de sua confiança para solucionar o problema imediatamente, pois o risco de acidentes é ainda maior.

4. Faça rodízio de pneus

A recomendação, geralmente, parte dos fabricantes. Para maximizar a vida útil de seus pneus, sugere-se trocá-los de posição a cada 10 mil km. A intenção é uniformizar o desgaste dos quatro pneus. Em decorrência do peso do veículo, entre outros fatores, os pneus dianteiros costumam sofrer maior desgaste que os traseiros.

Recomendamos que o rodízio seja feito de acordo com as determinações do fabricante. Consulte as especificações técnicas ou o manual de uso para verificar qual é o prazo ou a quilometragem ideal, além da possibilidade de incluir o pneu temporário (estepe) no rodízio.