Você sabia que um pneu 4×4 nem sempre é utilizado em um carro off-road? Há carros de passeio com opção de tração nas 4 rodas, portanto, também podem receber pneu 4×4.

Por isso, é preciso ficar atento ao tipo de pneu 4×4 ideal para o seu veículo, conforme você costuma utilizá-lo.

Veículos de passeio 4×4 possuem finalidades diferentes dos off-road

Os veículos de passeio 4×4 não necessariamente oferecem as mesmas finalidades de veículos off-road.

Os modelos SUV, por exemplo, atualmente possuem tantas variedades, que ficam entre passeio e off-road. Por isso, exigem cuidados intermediários para que sua finalidade seja aproveitada da maneira correta por cada usuário.

Quando um veículo de passeio possui opção de tração nas 4 rodas, pode significar que ele auxilie apenas no aumento da aderência ao solo, tanto em terrenos levemente íngremes, quanto em curvas acentuadas. Ou seja, não quer dizer que o seu 4×4 de passeio vá se sair bem em uma trilha de lama ou em um terreno íngreme demais.

Com essa informação em mente, então podemos ir para as opções de pneu 4×4 para o seu veículo, seja ele de passeio ou off-road.

O fato é que, independentemente do modelo 4×4, o pneu será mais robusto para fazer jus à sua finalidade.

Modelos de pneu 4×4

Basicamente, podemos classificar 3 tipos de pneu 4×4 para veículos on-road ou off-road.

Pneu de estrada (80/20)

Este modelo possui uma carcaça mais suave. Oferece mais conforto na condução e seu desenho é concebido para a otimizar a evacuação da água na estrada. O que rende um excelente comportamento no asfalto.

Pneu misto (50/50)

O pneu 4×4 misto, como o próprio nome diz, tem características de pneu de estrada e de campo simultaneamente. É mais robusto que o de estrada, com parede lateral reforçada e um desenho mais agressivo. Na maioria das vezes ele possui código M+S (mud and snow) que indica que pode circular da lama à neve.

Pneu de campo (20/80)

Voltado ao uso off-road, esse pneu 4×4 possui uma carcaça bastante rígida, paredes laterais bem reforçadas e escultura de grande profundidade. Esses fatores proporcionam muito mais aderência aos terrenos acidentados.

Dentro de cada uma dessas categorias há diversas outras opções que variam por marca e modelo. O ideal é que você consulte o manual do veículo para se certificar das opções de pneu 4×4 indicadas pelo fabricante.

Além disso, precisa considerar as formas de uso mais frequentes do seu veículo. E por fim, considere a opinião de um profissional especializado para auxiliar na melhor escolha.

Os cuidados do pneu 4×4 para off-road são diferentes

Outra dica fundamental é prezar pela qualidade da marca do pneu. Escolher marcas de alto nível é relevante para qualquer tipo de pneu. Mas no caso do pneu 4×4 para off-road, que demanda um investimento mais alto e uma finalidade bem específica, não vale a pena arriscar.

A razão pela qual enfatizamos essa questão do risco é porque o pneu 4×4 em off-road não demanda o mesmo período de troca que os pneus comuns ou 4×4 para passeio. A menos que você utilize um pneu exclusivo para campo na estrada com o sistema 4×4 AWD (que não permite desativação). Dessa forma, poderá haver um desgaste prematuro dos pneus.

Calibragem

Sempre que for utilizar seu pneu 4×4 modelo de campo ou misto, atente-se ao tipo de terreno que irá enfrentar. A calibragem deverá ser regulada conforme a necessidade no momento.

Aumentando a pressão pode-se evitar furos ao circular por zonas pedregosas. Já, diminuindo a pressão, os pneus podem evitar que o carro afunde na areia ou na lama.

Os adeptos destes tipos de pneu para estas finalidades devem sempre ter um manômetro por perto para garantir maior assertividade na pressão colocada.

Troca simultânea dos 4 pneus

É claro que todo pneu, independentemente do modelo e finalidade, é item primordial de segurança em qualquer veículo. Mas principalmente pela razão já citada da finalidade exclusiva de uso do pneu 4×4 em off-road, a troca deve sempre ser simultânea.

Isso quer dizer que todos os pneus devem ser trocados ao mesmo tempo, exceto se um deles for danificado e precisar de troca por estepe.

Mas manter todos os pneus com um desgaste parecido é garantir maior segurança. A consequência de uma ação arriscada em um off-road pode oferecer grande perigo ao motorista, além de afetar a transmissão e outros sistemas.