São inúmeros os tipos de pneus que existem e suas finalidades. Neste artigo, conheça as principais características dos pneus de passeio, SUV, off-road e misto. 

Existem, por exemplo, pneus de verão, de inverno, para todas as estações… Também os usados, recauchutados, de baixo perfil, os XL e largos.

Ainda, existem os especiais para finalidade agrícola, subdivididos em diagonal, radial, alta flutuação e implemento.

Quantos, hein? E saiba que ainda há muitos outros! Mas neste artigo, vamos falar dos que estão dentro da realidade do dia a dia dos consumidores “comuns” de asfalto e estradas de terra: passeio, SUV, off-road e misto.

Os tipos de pneus mais procurados

#1. Pneus de passeio

Os atributos mais comuns a se observar na hora de escolher um pneu para passeio/cidade, são:

  • Aquaplanagem: É importante que o pneu tenha capacidade de rodar com segurança em dias de chuva;
  • Economia: Que tenha resistência ao rolamento, entrando em movimento com leveza e facilidade, o que exige menos força do motor e, assim, maior economia de combustível;
  • Estabilidade: Precisa conseguir manter a segurança em altas velocidades e em curvas acentuadas;
  • Frenagem: Ser capaz de frear a menor distância, normalmente em ocasiões emergenciais;
  • Ruído: Pneus mais silenciosos trazem maior conforto a quem está dentro do veículo. Ponto.

Afinal, concorda que todos estes quesitos são importantes para o uso com este fim?

#2. Pneus para SUV

Os veículos SUV (utilitários esportivos), são robustos, altos e confortáveis para longas viagens.

Para tal, necessitam de pneus alinhados com estas características: que suportem mais peso, que tenham grande estabilidade por conta da largura do carro e que tenham resistência a longas distâncias.

A escolha do pneu para SUV também vai depender da utilidade que ele terá para seu dono; os tipos de pista que mais utilizará.

Na dúvida, o mais indicado é que, na troca de pneus, mantenham-se os modelos que vieram de fábrica, pois são os mais adequados, de acordo com o fabricante, faz sentido?

É válido lembrar que a calibragem dos pneus do SUV devem ser feitas toda semana ou a cada 15 dias, de acordo com o quanto ele está sendo exigido.

Uma dica é que, para manter a calibragem, quando for utilizar o veículo em percurso off-road, mantenha as tampinhas das válvulas de ar. Do contrário, o excesso de barro poderá tirar pressão dos pneus.

Quando são muito utilizados em terrenos variados, é fundamental também manter a geometria e o balanceamento em dia com maior frequência, além de estar atento á suspensão.

#3. Pneus off-road

Os pneus off-road se dividem em dois grupos:

  • All Terrain: para quem pretende rodar em diversos tipos de pisos – sendo o mesmo que pneus mistos.
  • Mud Terrain: para quem vai pegar muita lama.

Ambos precisam possuir duas características fundamentais: frenagem e estabilidade altas para resistir a terrenos irregulares sem se deformar além do aceitável e conseguir parar com segurança mesmo na lama.

#4. Pneus mistos

Pneus de uso misto tem seus prós e contras. Desde 2015, com a tendência de SUVs e renovação das linhas de picapes, o número de pneus mistos se multiplicou. Mesmo que estes modelos fossem ser usados quase exclusivamente no asfalto.

De fato, é um modelo com maior robustez e um visual forte. Porém, aumentam o consumo de combustível e o nível de ruído em altas velocidades. Outro ponto negativo é o custo mais alto do que os pneus exclusivos para asfalto ou estrada de terra.

O custo mais elevado é compreensível, visto que o pneu misto necessita de outros componentes para ser capaz de exercer as duas funções. Entretanto, o investimento só vale mesmo a pena quando você faz uso dos dois tipos de pista.

Mesmo com todas estas informações, você também pode ter a curiosidade de saber do que é composta a estrutura de um pneu e pelo que cada parte é responsável:

  • Superfície de rolamento: Aderência, quilometragem, proteção, baixa do ruído, aquaplanagem.
  • Cintas: Estabilidade, reforço nos flancos, estabilização da superfície de rolamento, quilometragem, precisão.
  • Carcaça: Pressão, torque, suspensão, fadiga, impermeabilidade.
  • Talão: Torque, conexão ao aro, vedação de ar.
  • Flancos: Proteção da carcaça, fadiga, proteção do talão, proteção contra envelhecimento.