Ficar na estrada por causa de um pneu furado é um problemão para muita gente. Se for chamar pelo seguro ou pela ajuda de alguém para fazer a troca de pneus, pode levar horas de espera e acabar com o seu dia.

Mas a boa notícia é que com esse passo a passo que preparamos, você aprenderá rapidamente e será um condutor mais independente e tranquilo.

Uma dica muito importante antes de iniciar o passo a passo de como fazer a troca de pneus do carro, é lembrar de verificar o estado do seu estepe constantemente.

 Preste atenção nesses detalhes abaixo:

– O estepe está de acordo com as especificações do carro?

– A calibragem está em dia?

– Ele está em um local de fácil alcance?

Esquecer de alguma dessas recomendações pode tornar seu estepe inútil no momento em que você mais precisar.

Troca de pneus: Aprenda o passo a passo

#Passo 1

Quando você estiver dirigindo e sentir que o pneu furou, reduza a velocidade e procure um lugar nivelado e seguro (que o carro não vá deslizar) para estacionar e fazer a troca.

#Passo 2

Se precisar parar no acostamento de uma via movimentada, lembre-se de ligar o pisca-alerta e de utilizar o triângulo para sinalizar aos outros motoristas que há um carro no acostamento. Ele deve ser posicionado a pelo menos 30 metros de distância do seu veículo.

#Passo 3 

Puxe o freio de mão e engate a primeira marcha. Também, coloque pedras, tijolos ou outro objeto pesado em frente às 3 rodas boas para dar mais segurança.

#Passo 4 

Separe o material necessário para fazer a troca do pneu: estepe, macaco e chave de roda. Coloque o estepe encostado no carro, ao lado do pneu que será trocado, para facilitar.

#Passo 5

Posicione o macaco em contato com a canaleta, uma parte metálica da estrutura do carro projetada justamente para isso. Tome cuidado de não tentar encaixá-lo em alguma parte plástica, pois poderá ceder e quebrar. Se estiver na dúvida do local correto, consulte o manual do proprietário.

#Passo 6

Suba o macaco até que ele apoie o carro (sem levantá-lo do chão). Quando parecer que o veículo está bem apoiado, veja se o macaco está em linha reta e bem apoiado ao chão.

#Passo 7

Com o veículo ainda no chão, folgue as porcas e parafusos girando a chave de roda no sentido anti-horário, mas sem removê-los. Os parafusos podem estar bem apertados e para fazer mais força utilize o peso do seu corpo.

Outro detalhe é que cada ponta da chave de roda tem um tamanho diferente. O tamanho correto é aquele que encaixar facilmente na cabeça do parafuso, sem deixar espaços vazios.

#Passo 8 

Acione o macaco para levantar o carro, sempre verificando se ele está estável e bem posicionado. Caso não esteja, desça o macaco com calma e reposicione-o. Tire as porcas e os parafusos por completo, a calota também e remova o pneu furado. Em seguida, encaixe o estepe no lugar.

#Passo 9

Encaixe os parafusos e comece a apertá-los o suficiente para segurar o pneu. Aperte um de cada vez, fazendo um padrão de estrela. Abaixe o carro até que a roda esteja levemente apoiada no chão e termine de apertar os parafusos com a chave de roda até que estejam bem firmes.

#Passo 10 

Só então poderá descer o carro completamente e retirar o macaco. Recoloque a calota e confira os parafusos estão justos.

#Passo 11

Guarde o pneu furado no lugar do estepe, guarde também todos os materiais utilizados, e não vá esquecer do triângulo. Retire as pedras usadas como apoio nos outros pneus e o serviço está finalizado.

Assim que puder, leve o pneu furado a um borracheiro para ver se vale a pena reparar ou se precisa comprar um novo. Evite rodar demais com o estepe, pois muitas vezes ele não oferece a mesma segurança que o pneu ideal para o seu veículo.

Agora que você já conhece o passo a passo para trocar o pneu do carro com segurança, faça o teste no seu veículo para praticar. É importante fazer um teste antes de ser pego de surpresa por um pneu furado para saber como está a situação das peças da roda do seu carro. Quanto mais você estiver habituado com uma situação, melhor saberá lidar com ela.